CURSO PBE ONLINE

Aprenda como tomar decisões clínicas baseada em evidências científicas de alta qualidade e transforme a sua carreira

LISTA DE ESPERA

Por que é importante aprender PBE?

Quanto mais cresce o volume de pesquisas em saúde, mais difícil fica se manter atualizado.

Você sabia que o volume de pesquisas em saúde dobra a cada 3 anos e meio? Muitas condutas ditas como eficazes no passado foram abolidas ou aperfeiçoadas e talvez você nem tenha consciência disso. Os conhecimentos em Prática Baseada em Evidências vão te colocar em condições de acessar a informação online mais recente e de melhor qualidade. A melhor informação para o seu paciente está em algum lugar na internet, basta você saber como encontrar e como interpretar essa informação. Clínicos que usam PBE em sua plenitude conseguem selecionar melhor cursos de aperfeiçoamento e trazer melhores resultados para seus pacientes! PBE é uma abordagem de atendimento de pacientes que se utiliza pesquisa clínica de alta qualidade nas tomadas de decisão.

Após o curso você vai conseguir:

Construir perguntas clínicas de forma clara e detalhada para cada tipo de paciente

Entender os tipos de estudos que respondem a cada tipo de pergunta clínica

Realizar buscas eficientes de artigos científicos em bases de dados

LISTA DE ESPERA

Realizar uma leitura crítica dos métodos, estimando qualidade metodológica de cada artigo

Interpretar os dados estatísticos de forma independente

Efetivamente aplicar o conhecimento dos artigos nos seus pacientes

Sobre o professor

Aprenda PBE com uma das maiores referências do Brasil, com atuação internacional

Leonardo Costa, PhD é fisioterapeuta com doutorado pela Universidade de Sidney (Austrália) e lidera um grupo de pesquisa que tem mais de 150 publicações internacionais.

Sua representatividade internacional é marcada ser editor associado da Physical Therapy Journal (EUA) desde 2013. Além disso, é membro do conselho gestor internacional da base de dados PEDro (Physiotherapy Evidence Database) e do Cochrane Back and Neck Group.

No Brasil, é Coordenador do programa de mestrado e doutorado em fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo. Foi vencedor do prêmio de teses da Capes em 2018 e é Bolsista Produtividade em Pesquisa, nível 1 do CNPq.

Conheça o programa do curso

Além de todo o conteúdo, haverão 4 encontros virtuais ao vivo com o Prof. Léo Costa para esclarecimentos de dúvidas e interação entre os alunos numa comunidade exclusiva para os participantes do curso. Você será avisado por e-mail sobre as datas dos webinários e sobre o acesso ao grupo restrito.

Introdução à PBE | Os desafios de fazer PBE em vida real. A premissa de que “ainda falta muito pesquisa” é colocada em cheque. A verdade é que há MUITA pesquisa publicada, o volume não para de crescer e os profissionais de saúde ficam perdidos com tanta informação. Há “evidência” para tudo! Sendo assim, o profissional de excelência deve ser capaz de identificar a MELHOR evidência para o cuidado dos seus pacientes fugindo de diversas “pegadinhas” que existem por aí.

O que constitui evidência? | Conheça todas as possíveis perguntas clínicas e os tipos de desenho de estudo que devem ser apreciados para responder cada uma delas (diagnóstico, prognóstico, efeitos de intervenção e experiências dos pacientes). O conceito clássico, mas ultrapassado, de pirâmide de evidências é desconstruído nesse módulo. O clínico terá total domínio para construir uma pergunta clínica e definir qual o melhor tipo de estudo deverá ler para tomar a melhor decisão clínica.

Risco de Viés | Risco de viés em ensaios controlados aleatorizados e revisões sistemáticas. Agora que você sabe qual tipo de desenho de estudo ler, você precisa saber se o estudo é bom ou ruim. Essa sessão explica os itens de risco de viés (qualidade metodológica) de ensaios controlados aleatorizados e revisões sistemáticas, usando as melhores ferramentas para separar o “joio” do “trigo”.

Como buscar artigos em bases de dados? | Essa sessão possui diversos tutoriais práticos de busca para que você consiga identificar rapidamente os melhores artigos para auxiliar na sua tomada de decisão clínica.

Interpretação estatística | Essa sessão traz conhecimentos que todo clínico deveria saber ao ler dados estatísticos de forma simples e prática. Quem interpreta os dados é você! Não o autor do artigo!

Colocando tudo isso em prática!

O último módulo do curso traz reflexões do que você deve fazer para colocar todo o conhecimento do curso em prática, de forma imediata, no seu ambiente de trabalho. Como transformar seu consultório em um ambiente de utilização máxima da prática baseada em evidências! Como auditar seus serviços e maximizar seus resultados.

LISTA DE ESPERA

Depoimentos de quem já fez o curso

Mais de 1.400 profissionais de saúde já se beneficiaram com o curso de Prática Baseada em Evidência do Prof. Leonardo Costa.


Daniela Biasotto
Pesquisadora e docente
com pós-doutorado
“Léo Costa oferece, neste curso, várias ferramentas que me ajudaram a orientar melhor os meus alunos de mestrado e doutorado a conduzirem revisões sistemáticas, que inclusive já foram submetidas para revistas de impacto.

Você vai aprender, entre muitas outras coisas, a fazer a pergunta PICOT, extrair e interpretar os dados, interpretar o forest plot.

Seja você clínico, pesquisador ou aluno que queira entender como fazer revisões sistemáticas eu indico o curso. Vale muito a pena!”


Anamaria Siriani
Fisioterapeuta, pesquisadora e docente da FMRP-USP
“Gostaria de recomendar este curso para você que é clínico ou pesquisador e tem interesse em fazer revisões sistemáticas.


Este curso é muito útil para profissionais de saúde que tem dificuldade em entender e interpretar esta síntese de literatura que normalmente ajuda muito a nortearmos a nossa prática clínica. E só por isso já é um curso muito válido para a nossa profissão.

E se você é pesquisador e quer entender um pouco melhor e interpretar de um ponto de vista mais crítico, estatístico, assim como compreender a seleção dos trabalhos, o curso vai te favorecer muito.”


Thais Chaves
Fisioterapeuta e
docente da FMRP-USP

“O curso de revisões sistemáticas e meta-análises do Léo Costa me ajudou muito a entender conceitos-chave como qualidade metodológica (risco de viés), qualidade de evidência, o que é a abordagem GRADE, conceitos que ajudam muito na interpretação de resultados de revisões sistemáticas.

Além disso, para os pesquisadores, o Prof. Léo Costa compartilha dicas valiosas sobre sua experiência pessoal na condução de estudos de revisão sistemática, que ajudam muito.

Mas, definitivamente, não é um curso só para pesquisadores, super recomendo para clínicos, que como eu, sentem dificuldade de interpretar resultados de revisões sistemáticas.”


Cleyton Santos
Fisioterapeuta e
Pesquisador

“Sem dúvida um dos melhores cursos que já fiz. Curso com uma qualidade sensacional através do olhar de uma das maiores referências nacional e internacional em revisão sistemática. Imprescindível para profissionais que pretendem iniciar sua revisão sistemática e que desejam aprender a gerar e interpretar uma meta análise.

Através deste curso, pude conduzir minha revisão para a dissertação de mestrado com muita segurança e qualidade.”


Rodrigo Vasconcelos
, Fisioterapeuta, PhD

“O Curso PBE é parte obrigatória para todos os membros da nossa equipe no Instituto Wilson Mello. Vários de nós já fizemos 2 vezes. Um divisor de águas na vida de qualquer clínico!”


Katherinne Ferro, Fisioterapeuta da seleção feminina de futebol

“O conhecimento da PBE mudou completamente a forma como eu passei a exercer a fisioterapia. E a forma como esse curso é conduzido, faz o assunto ficar fácil e leve. Recomendo demais, deveria ser obrigatório a todo fisioterapeuta!”


Felipe Reis
, Fisioterapeuta, PhD

“O profissional de saúde deve ser capaz de analisar criticamente um artigo científico e conseguir transportar essa informação para a sua prática clínica. O professor Léo Costa faz com que conceitos muitas vezes difíceis de serem entendidos se tornem fáceis e rapidamente aplicáveis para a prática.”


Anamaria Siriani de Oliveira
, Fisioterapeuta, PhD

“O curso deixa o assunto simples de entender e prático. Aprendi a ler e julgar a qualidade de artigos como ensaios clínicos e revisões sistemáticas da literatura. Uso os conhecimentos quase todos os dias como docente, pesquisadora e supervisora de estágio e residência.”


Isadora Orlando,
Fisioterapeuta


“Eu realizei este curso 2 vezes. Eu acredito que ele seja fundamental para qualquer profissional de saúde, seja acadêmico ou clínico. O curso aborda tópicos que nos auxiliam a interpretar esta avalanche de informações que temos recebido na nossa prática clínica!”


Mariane Altomare
, Fisioterapeuta

“O curso fornece ferramentas úteis e extremamente valiosas para selecionar a melhor evidência clínica disponível, fazendo com que o aluno aprenda não só ferramentas de pesquisa, configuração de alertas no PUBMED, tipos de estudo clínico e as diferenças entre eles, como também, a analisar adequadamente os artigos!”

Inscrições encerradas para a turma 6!

O curso online de PBE permite que você estude no seu ritmo e onde quiser, sem ter que investir com deslocamento e hospedagem, e com conteúdo mais completo que o curso presencial, que foi ministrado, durante anos, pelo Prof. Léo Costa em todo o Brasil.

Inscreva-se na lista de espera para ser avisado sobre a próxima turma!

LISTA DE ESPERA