Aprenda o passo a passo para conduzir uma revisão sistemática padrão Cochrane e publique em revistas de alto fator de impacto

MENTORIAS BIMESTRAIS
para tirar dúvidas diretamente com os professores

12 MESES DE ACESSO
para ver e rever quantas vezes quiser e replicar em outros projetos

MATERIAL DE APOIO
Modelos de tabelas, formulários, tutoriais e slides para anotações

AO PESQUISADOR

Por que conduzir revisões sistemáticas?


Evite duplicatas de estudos.
Revisões sistemáticas deveriam ser o primeiro passo se você quer começar a pesquisar sobre determinado assunto, pois com ela você terá um sumário daquela literatura e conseguirá identificar as lacunas, evitando duplicatas de estudos originais e conduzindo uma pesquisa inédita e muito mais relevante.

Ganhe autoridade. Escrever revisões sistemáticas faz com que você ganhe autoridade, pois você será reconhecido como o autor que sumariza todo o corpo literário sobre determinado assunto.

Amplie seu H-Index. Pesquisadores são mensurados pelo índice H, ou seja, pelo número de citações que recebem. Revisões sistemáticas, indiscutivelmente, recebem mais citações do que outros tipos de artigos.

AO CLÍNICO
Por que LER revisões sistemáticas?


Evidência é acumulativa.
A cada três anos e meio dobra o número de pesquisas científicas em saúde. Isso significa que se você quiser absorver toda a evidência de um período terá que ler dezenas de milhares de artigos científicos. Sendo assim, a melhor maneira de absorver evidência é por meio dos sumários de literatura de revisões sistemáticas e metanálises.

Otimize seu tempo. Revisões sistemáticas organizam os artigos publicados sobre determinado assunto – em um documento único – com um sumário estatístico que otimiza o seu tempo. Você vai aprender como ler e interpretar revisões sistemáticas com metanálises para manter-se sempre atualizado com qualidade.

O curso já impactou mais de 800 profissionais de saúde, entre clínicos e pesquisadores de todo o Brasil


Daniela Biasotto

Pesquisadora e docente
com pós-doutorado

 

Léo Costa oferece várias ferramentas que me ajudaram a orientar melhor os meus alunos de mestrado e doutorado a conduzirem revisões sistemáticas. Você vai aprender, entre muitas outras coisas, a fazer a pergunta PICOT, extrair e interpretar os dados, interpretar o forest plot. Vale muito a pena!

Anamaria Siriani
Fisioterapeuta, pesquisadora e docente da FMRP-USP

Para quem tem dificuldade em entender e interpretar esta síntese de literatura que normalmente ajuda muito a nortearmos a nossa prática clínica. E se você é pesquisador e quer entender um pouco melhor e interpretar de um ponto de vista mais crítico, estatístico, assim como compreender a seleção dos trabalhos, o curso vai te favorecer muito.

Thais Chaves

Fisioterapeuta e
docente da FMRP-USP

O curso me ajudou muito a entender conceitos-chave que ajudam muito na interpretação de resultados de revisões sistemáticas. Além disso, para os pesquisadores, o Léo Costa compartilha dicas valiosas sobre sua experiência pessoal na condução de estudos de revisão sistemática. Também super recomendo para clínicos, que como eu, sentem dificuldade de interpretar revisões sistemáticas.



Cleyton Santos
Fisioterapeuta e
Pesquisador


Sem dúvida um dos melhores cursos que já fiz! Qualidade sensacional através do olhar de uma das maiores referências em revisão sistemática. Imprescindível para profissionais que pretendem iniciar sua revisão e que desejam aprender a gerar e interpretar uma metanálise.
Consegui conduzir minha revisão para a dissertação de mestrado com muita segurança e qualidade.

programa do CURSO

Saia página em branco! Aprenda, de forma detalhada, todos os passos de uma revisão sistemática com metanálise, seguindo todas as recomendações da Colaboração Cochrane, a maior organização de realização de revisões sistemáticas do mundo.

MÓDULO 1

INTRODUÇÃO AO PROJETO DE REVISÃO SISTEMÁTICA

• O que é uma revisão sistemática?

• Como ler e interpretar forest plots

• Eu preciso fazer um novo estudo?

• Esboço do projeto da revisão

• Registro na plataforma PROSPERO

• Apresentação sumarizada dos passos do projeto

MÓDULO 2

PERGUNTA DE PESQUISA E CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO

• Formulação da pergunta de pesquisa

• Formulação dos critérios de inclusão e exclusão de artigos

• Você sabe qual tipo de desenho de estudo vai ser incluído?

MÓDULO 3

BUSCAS NAS BASES DE DADOS

• Formulação das buscas em bases de dados

• Buscas na base de dados PubMed

• Buscas na base de dados Medline

• Buscas na base de dados PEDro

• Buscas na base de dados EMBASE

• Buscas na base de dados Cinahl

• Buscas na base de dados Central

MÓDULO 4

EXPORTANDO REFERÊNCIAS

• Exportando referencias para o Mendeley

• Exportando referencias para o Covidence

• Exportando referências para o Endnote

• Triagem de referências usando o Endnote

• Exportando referências para o Ryyan

MÓDULO 5

SELEÇÃO DOS ARTIGOS ELEGÍVEIS E RISCO DE VIÉS

Seleção dos artigos elegíveis e extração de dados

• Avaliação do risco de viés dos estudos elegíveis | Escala PEDro

• Avaliação do risco de viés dos estudos elegíveis | Risco de viés Cochrane

MÓDULO 6

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS

• Introdução ao RevMan

• Metanálise para dados contínuos parte 1

• Metanálise para dados contínuos parte 2

• Metanálise para dados contínuos parte 3

• Metanálise para dados categóricos

MÓDULO 7

QUALIDADE DA EVIDÊNCIA

• Análise da qualidade da evidência (GRADE)

• Realizando a GRADE utilizando o GRADEpro

• Como redigir uma conclusão de uma revisão sistemática utilizando o Sistema GRADE

MÓDULO 8

INTERPRETAÇÃO, REDAÇÃO E PUBLICAÇÃO

• Como saber se a revisão ficou boa? A escala AMSTAR 2.0

• Redação da revisão (PRISMA)

• Por favor, publiquem o meu artigo!

MÓDULO 9

METANÁLISES UTILIZANDO O PROGRAMA R

• Realizando metanálises utilizando o programa R – Dados contínuos

• Realizando metanálises utilizando o programa R – Dados categóricos

vocÊ VAI APRENDER COM DOIS DOS MAIORES PESQUISADORES EM SAúde DO BRASIL

Léo Costa e Lucíola Costa somam mais de 300 artigos científicos publicados ao longo de mais de 15 anos de carreira. Juntos, acumulam mais de 11 mil citações.

Ambos tem doutorado pela Universidade de Sydney, na Austrália, referência mundial no ensino e pesquisa de prática clínica baseada em evidências. Além de vasta experiência internacional, participando ativamente de importantes instituições e revistas científicas.

Já são dezenas de mestrandos, doutorandos e pesquisadores orientados por eles e outros milhares de alunos dos cursos e programas de mentoria.

Inscrevendo-se somente no Curso de Revisões Sistemáticas e Metanálises, você terá:

Certificado de 30 horas/aula
Mentorias bimestrais
12 meses de acesso ao conteúdo


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Inscrevendo-se na Formação em Condução de Pesquisa Clínica até dia 22/04, você terá:

✓ Certificado de 120 horas/aula (em 4 cursos completos, incluindo tudo do Curso de Revisões Sistemáticas)
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De R$ 4.588 por

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